Conheça os consumidores de 2021 – e saiba como se conectar com eles por meio do marketing de conteúdo
Publicado em 8 de novembro de 2019Francine
Pereira
Entenda as movimentações sociais e econômicas que devem
impactar o comportamento e as decisões de compra das pessoas
nos próximos anos e saiba como sua marca pode utilizar o marketing
de conteúdo para atender as demandas do consumidor do futuro.
- Billie Eilish canta “Califórnia está em chamas. Não diga que não avisei”.
- Lana Del Rey prevê “Está ficando quente. A vida em Marte não é mais apenas uma canção”.
- Mika reclama “Trinta e nove graus. Quente demais para as abelhas. A torneira continua pingando. E o relógio continua rodando”.
- E Grimes explica seu novo álbum “Miss_Anthropocene é a Deusa da mudança climática; rainha da beleza que aprecia o fim do mundo”.
É oficial: o aquecimento global está invadindo também o universo pop.
Isso mostra o alcance desse tema em nossa sociedade. Ou seja, já não é algo reservado apenas à academia, a ONGs ou a governos, faz parte do dia a dia dos cidadãos.
E se as últimas novidades do Spotify não são suficientes para convencê-lo de que esse assunto vem se espalhando cada vez mais, basta dar uma olhada nas redes sociais: conteúdos como fotos de #canudosecológicos, dicas de produtos #zerowaste e o vídeo do último discurso da Greta Thunberg tomam conta das timelines.
Além disso, ao abrir o Netflix, é bem provável que se depare com documentários como Seremos história?, Cowspiracy ou Mission Blue, que tratam da falta de cuidado com os recursos naturais do nosso planeta – e suas consequências.
Todas essas mensagens, vindas de diferentes lugares, me fazem refletir sobre o que EU estou fazendo nesse cenário. Como minhas escolhas e ações podem diminuir meu impacto ambiental? Será que devo repensar o que consumo, a maneira como consumo e as empresas das quais consumo?
De acordo com o relatório O consumidor
do futuro 2021, eu não estou sozinha.
Esse estudo da WGSN Insight indica que “mudanças climáticas” é um dos movimentos que mais tem influenciado o comportamento dos consumidores e uma das questões que devem moldar o as atitudes de consumo do futuro.
Ainda segundo o documento, existem outras forças-chave que irão determinar como as pessoas se relacionarão com as marcas e farão decisões de compras nos próximos anos.
– E o que sua empresa tem a ver com isso?
– Como esses movimentos podem impactar o seu negócio?
– Como direcionar suas estratégias de comunicação nesse sentido?
É disso que tratamos neste artigo!
A seguir, saiba quais são os fatores culturais, ambientais e sociais que influenciarão o comportamento das pessoas em 2021, conheça os perfis de consumidores que devem surgir nos próximos anos entenda como sua marca pode se preparar para atender as demandas desse novo público por meio do marketing de conteúdo.
Forças que impulsionam as
decisões dos consumidores
Mudanças climáticas, envelhecimento da população, aumento das automações, escassez de recursos, maior divisão econômica.
Se você acha que o seu negócio não tem nada a ver com essas questões, e que tudo isso passa longe do seu público, é bom repensar sua visão, ou corre o risco de ser ignorado pelo consumidor do futuro.
O aquecimento global, por exemplo, por muito tempo foi um assunto debatido em grupos específicos e isolados. No entanto, como você viu no início deste texto, atualmente esse tema já faz parte da vida do cidadão comum – esteja ele ouvindo música pop, conferindo suas redes sociais ou assistindo a séries.
Tudo isso, por sua vez, está orientando as decisões de compra das pessoas.
Ou seja, fatores culturais, econômicos e sociais que permeiam a vida do seu público tem influência direta na forma de eles pensarem, agirem e, claro, consumirem.
Segundo os pesquisadores da WGSN Insight os principais macropropulsores que estão moldando o comportamento dos consumidores do futuro podem ser dividos em duas categorias: Planeta e Pessoas.
Entenda:
Movimentos relacionados ao Planeta
▶︎ O fim do excesso – o consumo responsável chega ao mainstream e o interesse por produtos e processos sustentáveis dispara. A redução da quantidade de matéria-prima usada nas cadeias de suprimento será objeto de atenção.
▶︎ Adaptação às mudanças climáticas – além de atenderem a demanda de um público mais consciente, as empresas precisarão ter uma abordagem mais sustentável também para se adaptarem ao impacto causado pelas mudanças climáticas na cadeia de suprimentos e na disponibilidade de matéria-prima.
Movimentos relacionados às Pessoas
▶︎ Maior divisão econômica – a desigualdade de renda tende a aumentar mais nos próximos anos. Além disso, a população cada vez mais velha e o constante aumento da automação irão continuar a restringir o poder aquisitivo do consumidor. Nesse contexto, as pessoas buscarão propostas de consumo inovadoras: de baixo preço, mais diversificadas e eficazes o suficiente para atender a prioridades de consumo específicas e voláteis.
▶︎ Polarização demográfica – a população está vivendo mais e as taxas de natalidade estão caindo. Esse cenário começa a criar um conflito geracional, já que esse desequilíbrio acaba restringindo o poder econômico dos mais jovens.
▶︎ O poder da China – a confiança da China em assumir a liderança mundial em tecnologia e criação de marcas vai continuar crescendo, aumentando a influência do gigante asiático. Essa confiança deve turbinar as empresas chinesas e levar à criação de marcas voltadas para o mercado local.
Cada um desses macropopulsores, de maneiras
e em níveis diferentes, acaba moldando as
decisões de compra do SEU consumidor.
Acha que o fortalecimento da China não impacta o seu negócio?
Espere até os consumidores terem a possibilidade de comprar seu produto mais barato de uma empresa chinesa. Ou talvez seus clientes já estejam exigindo a possibilidade de pagamento cashless (sem dinheiro em espécie), tendência extremamente forte no mercado chinês – e que vem se espalhando pelo mundo.
Não acredita que o movimento da busca pelo fim do excesso tenha a ver com o seu público?
Logo a nova geração de consumidores baterá à sua porta, e eles estarão cheio de perguntas sobre os materiais que sua empresa usa, como fabrica seus produtos, como distribuiu, de que maneira descarta os resíduos…
Enfim, a questão é:
Esses movimentos estão moldando a sociedade e terão um impacto profundo no estilo de vida das pessoas nos próximos anos. Como consequência, as empresas terão que lidar com perfis de consumidores diferentes, com prioridades e necessidades inéditas, relacionadas não só ao produto ou serviço em si, mas sim ao contexto social e econômico em que esses consumidores vivem.
Os perfis dos consumidores de 2021
A pesquisa da WGSN Insight indica que em 2021, teremos os seguintes perfis de consumidores:
Os compressionalistas
Em uma sociedade cada vez mais divida, com pressões vindas de esferas econômicas, sociais e ambientais, os consumidores estarão se sentindo sobrecarregados e estressados. Como consequência, muitas pessoas terão a expectativa de que as marcas possam ajudá-los a aliviar essa pressão, tornando suas vidas mais fáceis.
Os guardiões da empatia
Fakes news, comentários de ódios e conflitos via redes sociais tem tornando a web uma fonte de ansiedade, pressão e estresse. Como resposta a esse cenário hostil, cada vez mais surgirão pessoas com a missão de espalhar compreensão e diálogo. Os guardiões da empatia buscam construir pontes para diminuir distâncias e criar comunidades mais diversas.
Os criadores de mercado
O estudo indica que cada vez mais os consumidores da Índia, África e do Sudeste da Ásia devem impulsionar mudanças sociais e políticas. Tais mudanças devem impactar não só o consumo nessas regiões, mas no mundo todo. Empreendedores e conquistadores, os criadores de mercado são ativos e criam as suas próprias oportunidades.
Como o marketing de conteúdo pode ajudar sua marca a se conectar com os consumidores do futuro
Estamos falando do comportamento de consumo no futuro, mas 2021 não está tão longe assim, certo? Todas essas questões parecem muito relevantes e atuais justamente porque já podemos presenciar no consumidor de hoje muitas dessas características apontadas no estudo.
Portanto, esses são movimentos que tendem a se fortalecer nos próximos anos, mas estão diretamente relacionados ao presentes. Por isso, sua empresa precisa começar JÁ a se preparar para compreendê-los e acompanhá-los!
O relatório O consumidor do futuro 2021 traz algumas orientações sobre como as empresas podem adaptar suas operações comerciais para atender as necessidades e demandas dos seus clientes nos próximos anos.
Recomendamos que você baixe o documento, que leia e se inspira.
No entanto, indo além, decidimos fazer uma análise desses novos perfis, com foco em marketing de conteúdo. A seguir, vamos mostrar como o conteúdo pode ajudar sua empresa a se engajar e a se conectar com os novos consumidores.
Vamos lá?
CONTEÚDO PARA OS
COMPRESSIONALISTAS
De maneira geral, o conteúdo direcionado a esse perfil de consumidor deve ter o foco em facilitar a vida deles. Compartilhe informações e dicas que os ajudem em questões do dia a dia, que os apoiem em uma tarefa difícil, que contribuam para que eles aliviem o estresse e a ansiedade.
Exemplo prático:
Money Magazine é uma revista de finanças dos EUA. Como estratégia para se conectar com a nova geração de audiência, a publicação oferece três tipos newsletter: uma com atualizações diárias; outra quinzenal com conselhos sobre aposentadoria; e outra semanal, chamada Dollar Schollar.
Nessa terceira modalidade, a repórter Julia Glum compartilha suas dúvidas e descobertas pessoais sobre finanças, ao mesmo tempo em que educa o público. É uma maneira leve e descontraída de ajudar o público a aprender mais sobre temas financeiros complicados.
➜ Clique aqui e saiba mais.
💭 Lições importantes!
Para melhor ajudar os compressionalistas a resolverem seus problemas e a diminuírem sua ansiedade:
✔︎ Faça uma curadoria de conteúdo de acordo com os diferentes públicos que sua marca atende, e informe eles sobre temas específicos, adaptando o formato e a linguagem de acordo com os diferentes perfis.
✔︎ Uma loja de móveis, por exemplo, pode ter uma newsletter direcionada a pessoas que buscam dicas de design e decoração. Em paralelo, também desenvolver uma série de vídeos para um público mais jovem, que está comprando seus primeiros móveis, ensinando-os a escolher os melhores itens e indicando o que levar em consideração nessa decisão.
✔︎ Foque em temas que tocam seu público pessoalmente e use uma linguagem familiar. Conheça a fundo as necessidades particulares dos seus clientes e use exemplos da vida real.
✔︎ No caso da Money Magazine, a repórter nos vídeos age como uma personagem que representa as dificuldades que muitos leitores também enfrentam. Pense em como você pode mostrar, por meio do conteúdo, que sua marca está escutando seu cliente e conhece seu público.
CONTEÚDO PARA OS
GUARDIÕES DA EMPATIA
Esse público está em busca de promover mais paz, amor e compreensão na web. Para se conectar com esse perfil de consumidor, as informações que sua empresa compartilha devem estar alinhadas à essa vibe. Compartilhe conteúdo que ajude a espalhar mensagens de empatia, generosidade, sustentabilidade, solidariedade e diversidade.
Exemplo prático:
A marca de comésticos Lâncome lançou uma linha de base com mais de 40 tons, atendendo às diferentes necessidades do seu público. Acompanhando esse lançamento, a empresa desenvolveu uma campanha em que compartilha as histórias de 40 mulheres de diferentes nacionalidades, raças, estilos e perfis. O conteúdo evidencia o poder das mulheres, espalhando mensagens de empoderamento feminino e diversidade.
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💭 Lições importantes!
Para apoiar os guardiões da empatia na busca por um mundo com menos discurso de ódio e discriminação e mais diversidade e igualdade:
✔︎ Escolha temas que estejam diretamente relacionados ao seu público. No caso da Lâncome, a diversidade da beleza e o empoderamento das mulheres é um tema extremamente importante para os clientes da marca. Qual é a causa do SEU cliente?
✔︎ Dê voz para as pessoas. A Lâncome utilizou histórias de mulheres reais para defender a diversidade. Essa estratégia de conteúdo é muito relevante porque faz com que seu público, por um lado, se identifique com as histórias contadas e, por outro lado, conheça diferentes histórias e diferentes pontos de vista.
CONTEÚDO PARA OS
CRIADORES DE MERCADO
Autoconfiantes; independentes, inovadores; não-conformistas. Para se conectar com consumidores com esse perfil, sua marca precisa mostrar que também compartilha algumas dessas características e interesses. Sendo assim, seu conteúdo precisa estar alinhado e conectado com as principais tendências e movimentações que movem o mercado e o mundo. Seja falando sobre materiais inovadores ou sobre tecnologias que podem revolucionar seu setor, por exemplo.
Exemplo prático:
A 3M Healthcare é uma provedora de serviços e produtos para empresas do setor de Saúde. Para se comunicar com seu público, a marca criou o blog Inside Angle. Neste canal, um time formado por cientistas de dados, pesquisadores clínicos e especialistas em saúde compartilham seus conhecimentos.
Uma ótima estratégia de conteúdo para atender as necessidades dos clientes que querem ficar a par das últimas novidades e tendências nessa área – ao mesmo tempo em que posiciona a empresa como uma referência neste mercado.
➜ Clique aqui e saiba mais!
💭 Lições importantes!
Para ajudar os criadores de mercado a encontrarem novas oportunidades e a gerarem transformações:
✔︎ Identifique as principais necessidades do seu público e estude as movimentações em torno disso. Se você é um atacadista, por exemplo, deve estar a par das principais tendências no varejo para ajudar seus clientes a sobreviverem às mudanças do mercado.
✔︎ Sua estratégia de conteúdo deve pensar não apenas em como convencer seu cliente a comprar seu produto – mas sim em mostrar que sua empresa o entende e que está qualificada para atender suas necessidades.
✔︎ Por meio de um conteúdo qualificado, sua marca se torna uma autoridade em seu mercado. E é essa autoridade que vai convencer o cliente de que sua empresa é a melhor escolha.
Viu, só como as tendências de consumo impactam diretamente seu posicionamento de marketing e suas estratégias de conteúdo?
Aliás, já falamos sobre esse tema aqui em nosso blog.
No artigo Como as tendências de consumo se relacionam com o marketing de conteúdo, destacamos:
“O conteúdo gerado por uma empresa fortalece seu posicionamento, seus valores e eleva o relacionamento com clientes/ prospects/ parceiros/ fornecedores. E é por isso que as tendências de consumo estão diretamente relacionadas ao sucesso do marketing de conteúdo.
Entendendo o comportamento, as preferências e as necessidades dos parceiros de negócio, a empresa pode direcionar o conteúdo de maneira estratégica, oferecendo informações que atendam às demandas dos seus públicos.”
No fim, essa é uma questão que está relacionada à base mais fundamental do marketing de conteúdo: o oferecimento de informações relevantes e atraentes para um público específico.
Acontece que o que é relevante e atraente para os seus clientes hoje, pode mudar muito rápido. E é por isso que acompanhar as principais movimentações do seu mercado é crucial para conseguir criar engajamento e uma verdadeira conexão com seu público.
E essa é uma das premissas do nosso trabalho. Criamos conteúdo de qualidade e inovador, sempre alinhado às grandes tendências no setor de nossos clientes.
➔ Entenda mais sobre esse nosso diferencial: E se sua empresa pudesse contar com correspondentes internacionais trazendo novidades e tendências?
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